Acompanhante Terapêutico

O acompanhante terapêutico é responsável por mediar as necessidades de uma pessoa geralmente em seu ambiente natural. Dessa forma tem como objetivo aumentar a autonomia e qualidade de vida do sujeito nos diversos contextos do seu cotidiano, podendo ser: escola, parques, casa, aniversários, shopping, entre muitos outros, expandido para esses locais as estratégias e intervenções realizadas em ambiente clínico, junto com profissionais de equipe multidisciplinar.

Agende uma consulta

(11) 95457-6432

  • WhatsApp

(11) 3571-6035

at 2.jpg

Atua em...

Ambiente Domiciliar

Parceria com Escolas

Parceria Clínica

Por que surgiu o Acompanhante Terapêutico?

O Acompanhante Terapêutico surgiu em 1960 como uma opção ao invés das práticas terapêuticas clássicas na época (manicômios).

Essa prática foi defendida por movimentos antimanicomiais que ganharam visibilidade na Europa. Tinham como propósito mudar o tratamento em relação à saúde mental (tirando o foco na internação psiquiátrica como forma predominante de intervenção, e dando mais atenção em tratamentos que se destinam à integração do paciente à comunidade).

Qual a importância do Acompanhante Terapêutico?

O AT tem um papel muito importante, pois surgiu como uma forma de possibilitar a inclusão social e prevenir a piora gradual dos transtornos de indivíduos que necessitavam desse mediador, diminuindo a permanência contínua em instituições psiquiátricas, com o propósito de trazer qualidade de vida ao paciente.
 

O AT surgiu de uma necessidade de vida, de estar mais perto do dia a dia do paciente, e não de uma teoria, pois os instrumentos da clínica  tradicional não supriam completamente da demanda, sendo assim é uma prática complementar à psicoterapia.

at 3.jpg

Papel do AT...

Possibilita a inclusão social

Previne a piora gradual nos transtornos 

Promove a qualidade de vida do paciente e da família

Quer entender melhor como funciona o acompanhante terapêutico? Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas.

(11) 95457-6432

  • WhatsApp

(11) 3571-6035